terça-feira, 8 de julho de 2014

A Magia das Palavras - Radicalizando

Texto extraído do livro "Silva x Silva" Meus Pais vivem em conflito - Patrícia Cardozo

"Não rejeite ajuda
[...]O desanimo toma conta do seu pedaço. Para piorar, você está indo mal na escola, seus amigos estão cheios de crise de mal humor e aquela(e) garota(o) que 'estava na mira' já está curtindo o maior love com outro(a). Sua cabeça parece uma centrífuga, mastiga pensamentos ruins frequentemente. Você já pensou até na possibilidade de dar um fim à vida. Imaginou o remorso pesando nas costas de seus pais que se descabelariam e flagelariam por perder um filho tão querido. Amigos e vizinhos em procissão chamando aos quatro ventos o tradicional 'era tão bom'. E aquela(e) garota(o) arrependendo-se por nunca ter se envolvido com você, uma pessoa tão especial. Pensar nessas coisas quando está com a moral baixa é, até certo ponto, natural. Os urubus rodeiam o nosso pensamento como carniça. A gente não escolhe o que pensar. Bobeou entra uma ideia por ali, empurra outra para lá e assim vai. Nem sempre dá para coordenar. O problema está na frequência com que pensamos nisso, nos requintes e detalhes de cada pensamento mórbido. Estar predispondo a eles mostra que alguma coisa não vai bem, que precisamos de ajuda, de apoio. Podemos conversar sobre isso com um tio mais próximo , um professor com o qual tenhamos afinidade, enfim, com uma pessoa que mereça nossa confiança. Não rejeite ajuda, pois esse é um momento importante.
Às vezes sentimos vergonha em expor nossas fraquezas. A sensação é de estarmos de roupas íntimas no meio de uma avenida movimentada. Mas fique certo, cada um à sua maneira, todos já atravessamos fases difíceis. E é justamente por isso que irão nos entender, que tentarão nos orientar. Aprimorarão um conselho que receberam, arriscarão uma alternativa para que eles pareça melhor. Talvez nos ajudem a tirar essa lente de aumento dos olhos e a perceber que para tudo há solução.
Quando a coisa começa a complicar, ela ganha dimensões maiores, o buraco é sempre mais em baixo e o espinho do seu pé é mais dolorido que o de todo mundo! Povos em guerra, países dominados, fome, nada disso parece ser maior ou mais importante que a nossa dor de barriga. Por isso que é necessário exteriorizar essa confusão interna, dar a ponta da lã para alguém nos ajudar a desembaraçar esse novelo.
De uma olhada ao seu redor. Será que ninguém, mas ninguém mesmo, poderia dar uma mãozinha? Não estamos aqui falando de superpessoas, mas sim, de amigos, companheiros, confidentes. Pessoas experientes nem sempre são as mais velhas que nós ou mais chatas. Podem ser as mais próximas, disponíveis e afetuosas. E se aquela pessoa que você pensou em confiar no momento não é tão próxima assim, quem sabe não é uma boa oportunidade? Mas vá ao encontro dela como se fosse uma pessoa, não um mago. Os superpoderes para destrinchar esse frango são seus. [...]
Talvez o conceito que a gente tenha da vida seja um pouco de 'Disney' demais. A gente não vive em um mundo de fantasia e o 'felizes para sempre' passa a ter outra conotação, conforme vamos amadurecendo. As dificuldades estão nos quatro cantos do mundo. Todos estão sujeitos a quebrar a cara, a se sentir mal e querer radicalizar, já que as coisas não acontecem como planejamos..."

O Entre Nós disponibiliza o e-mail contatoentrenos@outlook.com ou o formulário de contato para conselhos ou até desabafos. Será uma coisa muito discreta, mas sabemos que tem pessoas que às vezes não tem ninguém ou sente vergonha. A nossa Psicóloga Virtual está sempre atenta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário