sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Ei, psiu! Pausa pra selfie! Quatro tópicos relacionados com nossa convivência na Internet

Estamos vivendo um cotidiano onde as tecnologias são o nosso oxigênio.
Olá, pessoal. Não abandonei o blog, mas por extrema falta de tempo, fui impedida de publicar. Geralmente, quando tenho as ideias para postar, coloco-as num bloquinho de notas... E minhas inspirações vem sempre em momentos inusitados!
Ontem, eu abri meu Facebook, e vi um colega postando:
-A foto de suas roupas;
-As fotos de suas roupas sendo arrumadas na mala;
-A mala pronta;
-A mala pronta com um casaco;
-A mala no carro com ele.
-A comida antes da viagem;
-O aeroporto etc...

Tenho plena convicção que não é só ele que faz isso... Você mesmo, ou algum colega já fizeram isso! Se eu sou contra? Em certos pontos, claro que não!! Afinal, hoje, nos conectamos com nossos amigos e familiares mais distantes por meio da socialização virtual.
Mas fiz este post para alertar os perigos que podem nos rondar quando estamos navegando.

1º NÃO EXPONHA SUA VIDA EM EXCESSO E EM DETALHES:
   Do mesmo modo que na vida social ''real'' existem aqueles fofoqueiros, invejosos, na vida virtual também! É muito saudável você postar as fotos de suas viagens, passeios, festas... Mas começa a diminuição da ética quando você posta momentos íntimos e posts extremamente detalhados. Não se esqueça que há os maldosos na rede!

2ºTENHA CUIDADO COM SUAS DECLARAÇÕES:
   Vou exemplificar de alguns modos. O período de eleições acabou a bem pouquinho tempo. O que eu vi de debates de pessoas físicas comuns sobre os candidatos não estava previsto!!! Eu fiquei neutra e não sou de debater política. Mas certamente, temos que respeitar as opiniões dos outros!
  E outra coisinha: hoje você pode ser a favor por exemplo, de deixar a casa suja, mas amanhã, sua opinião pode mudar, e você amar a casa limpa. Pode se criar uma contradição de palavras. Temos todo o direito de mudarmos, mas os registros na internet é permanente!
 
3ºFIQUE ATENTO AOS SINAIS DE PROBLEMAS:
  Descontrole, irritação, falta de equilíbrio são tão comuns na vida real quanto na virtual. Porém, devemos estar atento a nosso próprio bem. Irritou-se na rede? Desligue o dispositivo, tome um banho, coma alguma coisa, sinta o vento que as folhas nos oferecem!

4ºQUE FOTOS SÃO ESSAS?
  Basicamente, interagimos nas redes para compartilhar nossos momentos. Mas quando formos postar fotos de um grupo (escolar, familiar...) peça a permissão de cada integrante desta foto. Pode ser que ele se sinta constrangido em estar andando na rede de uma forma que ele não gostaria.

  Portanto, abramos nossos olhos para as fotos que tiramos. As fotos intimas de várias adolescentes rondam em vários celulares. Por que? Porque elas divulgaram para alguma certa pessoa que por alguma razão, divulgou-as e você ficou constrangida, não tendo controle sobre o acontecido.
 Cuidado também com as fotos de crianças... Coloque sempre ela sempre "arrumadinha", não em termos de visual! Nunca ponha fotinha delas em banho, e pense que amanhã ela e seus coleguinhas poderão estar vendo estas fotos. Pense se será ou não constrangedor.

É LEGAL: Postar informações seguras que não interfira a ninguém
Fazer pesquisas
Zelar sua imagem
Postar vibes positivas.
NÃO É LEGAL: O uso de palavrões
Declarações, agressões e certos comentários
O uso de identidade falsa.

Beijos, até a próxima!! Comentem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário