quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Controlando as pressões e o estresse

O mal do século anterior a depressão, era o estresse.
Mas mesmo nos dias atuais, ele ainda está muito presente no nosso dia a dia.
Nesse post, vamos pontuar tópicos que causam estresse e pressões vindas pelo trabalho, escola...

1- Cuidado com cobranças excessivas: Fique atento para não se cobrar excessivamente por algo que já está sendo cobrado por terceiros. Diante muita cobrança, você poderá sentir desânimo, falta de força e de estimulo para cumprir o que foi delegado.
2- Evite idealizar soluções: Diante de um problema ou um prazo a ser cumprido, analise de forma concreta e lógica a melhor forma de resolvê-lo e parta para a ação. Ao ficar idealizando soluções você pode "ficar preso" a cobranças e soluções irreais a respeito do que deve ser feito e não conseguir sair da ideia para partir para a ação. 
3- Analise a importância do outro: Existem pessoas que sempre têm atitudes ou palavras que nos desagradam e irritam. Para lidar com elas, pense qual o tamanho da importância que essa pessoa tem na sua vida e se vale a pena gastar o seu tempo e se estressar com o que foi dito. Pense que naquele momento pode haver outras questões mais importantes para esquentar a cabeça do que um comentário maldoso.
4- Adquirir maior segurança: Pessoas inseguras sofrem muito quando pressionadas, pois se questionam o tempo todo se vão dar conta daquilo ou se tem condições de resolver o problema. Se você está em determinada função é porque tem capacidade para tal.  
5- Analise e assuma a sua responsabilidade pelos atos: Diante de um conflito reavalie as suas atitudes e tente perceber se não teve alguma atitude que o desencadeou. Ao perceber a situação converse com as pessoas envolvidas e peça desculpas. 
6- Cuide da saúde: procure perceber se o seu corpo está mostrando sinais físicos de cansaço e cobrança, como dor de cabeça, insônia, dor de estomago, irritabilidade, ganho de peso, dificuldade de concentração e etc. Caso você não esteja se sentindo bem, procure primeiramente um médico e depois um psicólogo.  
7- Tenha momentos de relaxamento e prazer: É importante ter momentos que nos proporcionam relaxar e "desligar" um pouco dos acontecimentos para relaxar a mente e o corpo. Outro ponto positivo é que quando nos "afastamos" dos problemas, conseguimos vê-los por outra ótica e encontrar novas soluções.
8- Se respeite: Todos nós temos limites. Ninguém é tão forte a ponto de aguentar tudo e nem tão fraco a ponto de não dar conta de nada. Portanto, se existem situações que estão além do seu limite, reconheça e peça ajuda para as pessoas próximas.  
 
~O que eu posso fazer para melhorar meu estresse?
* Você pode praticar uma ação que lhe seja prazerosa. Leitura, compras (cuidado para não virar compulsão!) música, uma conversa com os amigos, um passeio ou uma simples caminhada são ótimos remédios. Uma outra dica boa é desligar-se de tudo e todos... quem sabe um chazinho não cai bem?
~Me cobro demais. Não aguento a pressão que eu faço a mim, nem a que sofro por parte dos outros?
*O que os outros dizem de você, não lhe pertence. Você tem que ter em meta o que você quer ou precisa. Não tenha como base que você ser melhor que todos fará de você realmente o melhor, pois um dia que estará mais ''frágil'', e não conseguir obter resultados, ficará depressivo.
Não se cobre assim. Faça o seu melhor, mas não perca sua vida. E a maioria das vezes, há sempre uma outra chance. Entenda que deu seu melhor...
~Deixei meu estresse e as pressões me controlarem. Agora estou num beco sem saída.
*Quando estamos diante de um beco sem saída, nós martelamos as paredes até que saia agua... e achamos uma saidinha. No fim do túnel sempre há uma luz. Engano nosso achar que estamos sempre diante de uma prisão. A vida é feita por altos e baixos. Hoje você pode estar no chão, mas logo, flutuará sobre as nuvens. ''O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã". Persevere, e busque sua cura, tentando não parar no mesmo beco posteriormente.
 
Este post foi feito com bases no que costumo ler e era interessante postá-lo. Qualquer outro assunto que você gostaria de ver na página associado a psicologia (conselhos) você pode escrever para nosso e-mail contatoentrenos@outlook.com; www.facebook.com/voceestaentrenos ; ou na aba de contato na home do blog. A psicóloga virtual tem um dia da semana a disposição!
#Fonte: MinhaVida

Nenhum comentário:

Postar um comentário